A Daher (Socata) surpreendeu o mundo há quase dois anos quando introduziu o TBM 900, uma versão completamente redesenhada de seu turboélice monomotor. E desde então o modelo tornou-se um enorme sucesso de vendas e, já realizou a entrega do 100º TBM 900 em Dezembro.

O primeiro TBM foi introduzido ao mercado ainda em 1990 e no mesmo ano a FAA e francês DGAC (EASA) certificou a primeira aeronave totalmente pressurizada monomotor turboélice do mundo, o TBM 700. O projeto TBM incorporou uma variedade de ligas de alumínio e aço, titânio, bem como compósitos avançados materiais que se uniram em uma célula de resistência estrutural inigualável e durabilidade com o menor peso possível e a um custo acessível. A TBM desde o seu início empregou um design à prova de falhas na fuselagem,  incluindo painéis de acesso para maximizar a vida estrutural e confiabilidade do sub-sistema, bem como para minimizar os tempos de ciclo de reparação.

No TBM 900, o cliente pode configurar de forma rápida e prática em 6 ou 4 assentos, assim aumentando a bagagem

No TBM 900, o cliente pode configurar o interior de forma rápida e prática em 6 ou 4 assentos, assim aumentando a bagagem

Em 1992, para substituir o então obsoleto MS 760 Paris Jet, a Daher-Socata apresentou o TBM 700A à Força Aérea Francesa e ao Grupo de  Aviação do Exército. De acordo com o feedback dos pilotos militares franceses, o TBM é, “simples de dominar, um sonho de voar e tem características de desempenho superior em todo o envelope de voo”. As forças armadas francesas têm acumulado até 600 horas de voo por ano, por aeronaves na realização de uma ampla gama de transporte vip, de passageiros e carga, missões em ambientes operacionais variados, incluindo operações em zonas de combate. A Daher-Socata também entregou um TBM 700A  para o centro francês de voo nacional de teste (CEV) e três aeronaves ao governo indonésio para o seu uso na calibração auxiliar de navegação de aeródromos em todo o país.

O TMB 900 traz a marca de turboélice certificado mais rápido do mundo, posto este que pode está ameaçado co a chegada do E1000

O TMB 900 traz a marca de turboélice certificado mais rápido do mundo, posto este que está ameaçado com a chegada do E1000

Certificado em 1999, o modelo TBM 700B acrescentou um porta de carga maior e uma porta de entrada piloto opcional. A introdução da TBM 700B foi o início de um período de sucesso comercial significativo em os EUA. Com a adição de um sistema de backup de oxigênio (com máscaras colocação rápida) e o teto de serviço do TBM 700B  foi aumentado para 31.000 ft. Em 2003, a TBM 700C2 foi certificado com um aumento peso máximo de decolagem (Max Take-off) para 7.394 lbs, permitindo uma carga útil de 865 libras com tanques de combustível cheio. Esta modificação incluída fuselagem reforçada, trem de pouso reforçado, assentos certificados para 20G, um novo compartimento de bagagem externo e interior  novo.

Em 2006, Daher-Socata introduziu o TBM 850. O TBM 850 foi alimentado pelo novo PT6A-66D com 1.825 shp  e deu ao TBM 850 desempenho e eficiência de jato e com operação econômica. O TBM 850 foi melhorado em 2008  com um novo cockpit equipado com o  G1000  e novamente em 2012, com a opção do TBM “Elite Interior” que permitiu a TBM a flexibilidade para alternar rapidamente entre  6 ou 4 assentos mudando a configuração para bagageiro estendido. O “Elite Interior” foi muito elogiado pelos seus clientes e é agora uma oferta padrão na TBM 900.

Em 2010 a Daher-Socata iniciou estudos de novas melhorias da linha TBM com base nos pedidos de sua base de clientes. Isto resultou em TBM 900 de hoje que já alcança a marca de 100 aeronaves entregues, no valor de U$S 3,8 milhões, 55 só em em 2015.

O TBM 900 vem equipado com o mais avançado Glass Cockpit da aviação geral mundial, o G1000

Apresentando 26 modificações em comparação com o  TBM 850, o TBM 900 é o turboélice monomotor civil mais rápido certificada atingindo 330 nós, embora seja possível que o Epic E1000 reivindique esses números, logo que obter a certificação.

O TBM 900 tem um alcance de 1.730 nm e queima 37 gph em velocidade econômica de cruzeiro.Uma das mudanças mais visíveis com o novo modelo é a adição de winglets, o que torna o TBM 900 fácil de distinguir de seus irmãos mais velhos.

Fonte e Fotos – Daher-Socata