Após 10 anos de operações, a rota Manaus-Miami da TAM será cancelada a partir do dia 4 de abril. Em outubro de 2015, a empresa já havia reduzido de cinco para quatro voos semanais a frequência desse trajeto. Como alternativa, serão oferecidos os voos para Miami com conexões de Belém, Brasília, Rio de Janeiro ou São Paulo.

A empresa afirma que a mudança é uma reação ao atual cenário econômico brasileiro. A TAM informou ainda que irá realizar cancelamentos e suspensões em outras rotas como Brasília-Orlando e São Paulo-Cancún. As alterações também incluem reduções no número de frequências semanais em algumas rotas domésticas.

O voo direto de Manaus para Miami havia sido lançado em junho de 2006. No ano passado, a capital do estado da Flórida foi um dos destinos internacionais preferidos pelos amazonenses. Uma pesquisa da Infraero aponta que a procura por voos internacionais na cidade aumentou em 5,27% entre 2013 e 2014.

Ainda em 2016, Manaus já havia perdido outra conexão internacional. A rota Manaus-Lisboa foi cancelada pela TAP no início de março, após 18 meses de operação.