Stratasys faz parceira com a Dassault Systèmes para melhorar desempenho da produção de peças por manufatura aditiva

    ·         Colaboração com o sistema SIMULIA, da Dassault Systèmes, permite a realização de projetos de peças finais otimizadas, com peso e força adequados para aplicações aeroespaciais e automotivas.

    ·         Novo software GrabCAD Print Add-In oferecido para a Dassault Systèmes possibilita que usuários façam estimativas e impressão de peças sem sair do ambiente SOLIDWORKS.

    A Stratasys (Nasdaq:SSYS), empresa de soluções de impressão 3D e manufatura aditiva, acaba de anunciar sua parceira com a Dassault Systèmes para fornecer uma nova geração de ferramentas de design para ampliar a funcionalidade, a eficiência e a proporção de peso das peças produzidas por meio de manufatura aditiva.

    O peso desta caixa de circuito impressa em uma impressora 3D Stratasys para aplicações espaciais foi reduzido em 30% com a otimização do design SIMULIA.

    As empresas colaboraram nos recursos de design e simulação da plataforma 3D Experience da Dassault Systèmes, que produz com as impressoras e materiais FDM® 3D da Stratasys. Estes novos recursos líderes da indústria incluem:

    • Otimização de projeto para peças impressas em 3D mais leves – em um processo de modelagem por fusão e deposição (FDM), usando menos material do que uma tecnologia de fabricação tradicional para atingir o mesmo desempenho. As economias de peso aumentam a eficiência e reduzem o custo, além do que é possível com os processos de fabricação tradicionais.
    • Análise de força e fadiga que dá confiança para expandir as aplicações para produção de peças impressas em 3D com tecnologia FDM e fornecer as ferramentas necessárias para garantir a qualificação das peças.
    • Simulação de processo de impressão fornecendo insights adicionais sobre as tensões residuais e desempenho da peça impressa em 3D com tecnologia FDM.

    “Para que a manufatura aditiva alcance todo seu potencial, os engenheiros precisam de ferramentas que lhes permitam aproveitar a liberdade geométrica praticamente ilimitada. Ao simular completamente as características únicas do processo FDM, nós conseguimos trazer precisão e velocidade sem precedentes para o processo de design e validação. Por isso, estamos muito satisfeitos em ser parceiros da Stratasys, o que nos possibilitará oferecer essas capacidades críticas para os clientes”, afirma Scott Berkey, CEO da SIMULIA, da Dassault Systèmes.

    Um seminário online conjunto, intitulado “Simulação de Design por meio da impressão 3D com Dassault Systèmes e Stratasys” será apresentado ao vivo na quinta-feira, 16 de fevereiro de 2017 e fornecerá mais detalhes sobre a colaboração e as capacidades iniciais da solução.

                 Leia GRÁTIS Aviação e Mercado

    “A Stratasys compartilha a visão da Dassault Systèmes sobre a necessidade de uma solução totalmente integrada de ponta a ponta para manufatura aditiva. Esta parceria leva a Stratasys para mais perto dessa visão, com ferramentas de simulação de alto desempenho, que representam com precisão o processo de moldagem por fusão e deposição (FDM)”, explica Jon Stevenson, vice-presidente sênior global de Software da Stratasys. Segundo ele, a Stratasys acredita que as capacidades de previsão da solução e o fluxo de trabalho eficiente expandirá de forma significativa a confiança em uma gama de peças, que podem ser produzidas com soluções de impressão 3D da Stratasys, em FDM. Hoje, a tecnologia FDM já é usada para criar peças de produção por empresas como United Launch Alliance, Opel, Volvo Trucks e Daihatsu.

    Parceira de longa data do “Programa de Parceiros SOLIDWORKS”, a Stratasys também está anunciando um novo software GrabCAD Print Add In para SOLIDWORKS. Este sistema permite ao usuário estimar e imprimir peças sem sair do ambiente SOLIDWORKS, tornando a impressão 3D em sistemas Stratasys acessível a toda a comunidade de profissionais de design e engenharia da SOLIDWORKS. As funções incluem seleção de material, seleção de altura de fatia, orientação de peça, layout automático e muito mais.

    Os anúncios foram feitos no SOLIDWORKS World 2017, em Los Angeles, entre os dias 5 e 8 de fevereiro.

    Deixe uma resposta