Startup NaHora.com busca facilitar vida do viajante com passagens para última hora com descontos

     Muitos viajantes não podem planejar suas viagens com grande antecedência. É o caso de familiares separados por longas distâncias, mochileiros ou casais de namorados que vivem em cidades diferentes. Para atender a necessidade de viajantes como estes é que os empreendedores Maria Alice Maia, Aline Delouya e Lucas Motta criaram a startup NaHora.com, cujo objetivo é oferecer passagens aéreas para viagens decididas em cima da hora.

    Revista Multimídia Aviação e Mercado grátis para você.

    A ideia da startup surgiu da percepção de uma dupla dor, tanto do lado dos viajantes quanto das empresas do ramo de turismo, como as companhias aéreas. Por um lado, vários perfis de turistas decidem a viagem com menos de 15 dias de antecedência, e por esse motivo acabam indo de carro ou ônibos. Por outro, de acordo com a ABEAR (Associação Brasileira das Empresas Aéreas), as companhias aéreas brasileiras estão operando há vários anos com mais de 20% de assentos ociosos em média por voo. O objetivo foi conectar as duas pontas de forma completamente diferente da usual, oferecendo os assentos vazios de voos a um custo mais interessante para o viajante.

     “Em nossa experiência, vimos que quem decide viajar em cima da hora enfrenta desafios adicionais para organizar sua viagem, como custos mais elevados e dificuldade para reservas. Ao mesmo tempo, sabemos que voos com baixa ocupação são um problema para as companhias. Então resolvemos criar um canal diferenciado para que as pessoas consigam viajar”, afirma Alice Maia, CEO e fundadora do NaHora.com

     Por ser construído por apaixonados por viagens, o modelo de negócio da NaHora.com foi construído para gerar valor e transparência ao turista. Por isso, o preço oferecido pela plataforma já vem com todas as taxas identificadas, evitando surpresas no momento do embarque. Além disso, a NaHora.com não pretende concorrer com as companhias aéreas. Por isso, quando o usuário solicita um orçamento por meio da plataforma, recebe um email com horários disponíveis e valores, mas a marca da companhia aérea só é informada após a conclusão da compra.

     A primeira tentativa de Alice aconteceu em 2010, quando a primeira concepção do NaHora.com chegou a ganhar o Prêmio Santander de Empreendedorismo. Contudo, a realidade do mercado naquele momento não possibilitava a viabilidade do negócio. A ideia foi retomada após Alice, Aline e Lucas se encontrarem e descobrirem que todos compartilhavam da mesma paixão por viagens. O projeto foi o vencedor do Demo Day do 18º Programa de Aceleração da Startup Farm, em 2016 e do Prêmio Tech em Sampa Mulher Empreendedora em janeiro de 2017. Em operação desde novembro, a plataforma ganha mil usuários novos a cada semana.

    Deixe uma resposta