Semeadura aérea de pastagens é um bom negócio? É bom para o produtor rural? É bom para a aviação agrícola?

Muito utilizada em vários Estados, a semeadura aérea de pastagens é uma tecnologia que permite distribuir com rapidez e boa uniformidade as sementes de espécies forrageiras como a braquiária (principalmente no Brasil central) e o azevém, aveia e trevo na região sul.

Mas o que leva o produtor rural a utilizar a aviação em substituição à semeadura terrestre, que ele realiza com o maquinário próprio da fazenda?

Destacamos três motivos: a terceirização do serviço permite que a semeadura seja realizada sem ocupar mão-de-obra da fazenda, que geralmente está sendo empregada na colheita de grãos; a rapidez da técnica aérea possibilita disponibilizar grandes áreas em poucas horas de aplicação; com aeronaves podemos realizar a sobre-semeadura, lançando as sementes antes da colheita das lavouras de grãos.

Para obter sucesso, são necessários cuidados com a qualidade das sementes, regulagem e calibração das aeronaves, e atenção às condições de umidade do solo e ventos durante a aplicação. A Schroder Consultoria orienta os aplicadores sobre o assunto através de treinamentos on-line, os Fast Training.

Soja, arroz e milho são culturas que podem receber pastagens em sucessão. A integração lavoura-pecuária cresce a cada ano, caracterizando-se como uma técnica conservacionista que gera boa lucratividade.

Antes da colheita da lavoura, é realizada a semeadura aérea. Em arroz e milho, cerca de 15 dias antes da colheita. No caso da soja, o momento ideal é o início da queda das folhas, que se depositam sobre as sementes, criando uma ambiente favorável para a germinação e estabelecimento da pastagem.

                                                        As edições 1 a 5 também são totalmente grátis….

Desta forma, no momento da colheita da lavoura, a pastagem já está estabelecida, permitindo antecipar o pastoreio em até 30 dias.

Esta antecipação na entrada do gado, com o consequente engorde, por si só já paga a aplicação aérea, na opinião de muitos usuários.

Operador aeroagrícola: promova a semeadura aérea de pastagens entre seus clientes.

Semeadura aérea de pastagens é um bom negócio, sim!