Aeronaves e ativos da SAM Aircraft foram adquiridos pelo designer  Chris Heintz e seu filho Sebastien Heintz, proprietários e operadores de Zenith Aircraft Company (Estados Unidos) e Zenair Ltd. (Canadá) 

Fundada em 2009 por Thierry Zibi em Quebec, Canadá, a aeronave SAM foi desenvolvido como uma aeronave esportiva leve moderno (LSA). O projeto da SAM Aircraft é uma aerove de dois lugares em tandem de asa baixa todo o metal, e é um dos  únicos no mundo que apresenta um raro equilíbrio entre o estilo retro e engenharia moderna. O SAM Aircraft foi inspirado nos treinadores lendários da Golden Age Aviation, mas, no entanto, proporciona muito mais conforto para o piloto, tecnologia avançada e características de voo excepcionais de todos os  pilotos esportivos que o apreciam.

Interior super moderno e confortável, bem melhor do que no passado, não?

Interior super moderno e confortável, bem melhor do que no passado, não?

Estão em desenvolvimento variantes diferentes do projeto original, com diferentes configurações de carga e características de desempenho. Estes têm diferentes seções da asa (diferentes magnitudes), bem como estilos de o trem de pouso (triciclo ou convencional) e opções  de canopy (totalmente fechados ou aberto). Os  Heintz têm pesquisado a viabilidade do mercado para diferentes configurações de projeto, incluindo:

Versão LSA  de 1.320 libras. peso bruto, ou construção Amador / Experimental  (AB-E) de 1.440 libras.peso bruto. Envergadura de 28,5 pés (Nota: vencer o protótipo em vôo satisfaça a definição de LSA).

Kit:  Construção Amador / Experimental (AB-E) a 1.800 libras. com a possibilidade de instalar mais pesado, como o 160 hp Lycoming 0-320 ou conversões de motores de automóveis modernos. Envergadura de 32 pés.

Configuração de Esportes Acrobáticos  (AB-E / LSA): Envergadura 25,25 pés. 2 pilotos com 1440 libras para acrobacias limitadas ou 1 Pilot 1.200 libras. para acrobacias em plena carga 23 G de acordo com FAR.

O engenheiros da Zenair estão atualmente realizando uma revisão abrangente do projeto SAM Aircraft. Diz Matt Heintz Zenair que  “engenharia avançada usada no desenvolvimento de SAM é impressionante, incluindo o uso extensivo de modelagem 3D. Com nós, trazendo esta aeronave para o mercado, o novo design SAM irá beneficiar dos nossos 40 anos experiência em fabricação de aeronaves em kit “.

Como nos projetos existentes da Zenith Aircraft, como a série de 750 CH asa alta e CH 650 de asa baixa, modelos de aeronaves SAM são construídas principalmente de alumínio 6061-T6 montado com rebites cegos, tornando-os fáceis e rápido para construir, durável e acessível. A concepção, construção e montagem da série do SAM integrar-se bem na produção atual da Zenith Aircraft, que já está baseada principalmente na produção de peças CNC. Com base nos resultados da pesquisa, aeronaves SAM pode ser oferecido como kits completos, construção rápida, e / ou aeronaves totalmente montadas na fábrica.

 

Configuração estrutural da aeronave em 3D

Configuração estrutural da aeronave em 3D

Fonte: Zenair | Fotos: Sam Aicraft