Pela primeira vez em mais de dez anos, a Mooney tem reinventado completamente sua emblemática aeronave com um grande atualização. O M20 agora possui um cockpit elegante e super moderno, muito material composto na fuselagem no lugar do alumínio e um interior redesenhado radicalmente.  

A Mooney International acaba de revelar o M20V Acclaim Ultra, uma versão redesenhada do seu monomotor top de linha de alto desempenho. Com preço de tabela de USD 769.000, a aeronave irá reiniciar a produção da fábrica de Kerrville, no Texas, parada deste a aquisição da fabricante em 2013 pelo grupo Chinês Meijing Group.

Durante a cerimônia de roll-out em Kerville, em fevereiro, o diretor de vendas e marketing da Mooney, Jared Absher, disse que o desenho da cabine “focou em mudanças que irão atrair aqueles que procuram um interior de última geração, de fácil acesso e com os aviônicos mais modernos”.

O novo Acclaim incorpora diversos aprimoramentos como portas maiores e uma adicional para o piloto, cabine construída em material composto, interior totalmente novo e glass cockpit Garmin G1000. “Não há um único botão que não tenha sido repensado e aprimorado”, disse Absher.

Somente o nome sobrou do velho Acclaim, tudo foi modernizado

Somente o nome sobrou do velho Acclaim, tudo foi modernizado

A nova fuselagem, agora revestida em material composto, permitiu a instalação de uma porta ao lado do assento do piloto, garantindo fácil acesso e maior segurança  em situações de emergência. As demais portas também são cerca de 4″ maiores e as janelas também fora aumentadas.

O cockpit também recebeu grandes aprimoramentos em comparação com o Acclaim Type S, incluindo um acabamento luxuoso, melhor ergonomia com botões “soft-touch” e um keypad FMS para a suite Garmin G1000, simplificando a entrada de dados.

O que não mudou foi o motor Continental TSIO-550-G turbo de 280hp. A Mooney informou que o desempenho do Acclaim Ultra será semelhante ao do Type S, com a velocidade máxima de 242 nós, sendo o monomotor a pistão em produção mais rápido já certificado pela FAA. O peso máximo de decolagem será por volta de 3.370 lb (1.820 kg) e o alcance, com os tanques opcionais de 380L, será de 1.275 nm (2.360 km) a uma velocidade de cruzeiro de 175 nós. Com os tanques padrão de 336L, o Ultra tem alcance de 1.100 nm.

Não há um botão sequer que não foi repensando no cockpit do Acclaim, agora equiopado com o G1000

Não há um botão sequer que não foi repensado no cockpit do Acclaim, agora equipado com o G1000

As primeiras unidades já estão na linha de produção e a Mooney espera receber a certificação da FAA no segundo bimestre deste ano.

Equipado com um continental TSIO-550-G de 280 Hp o M20V pode alcançar 242 Kts de cruzeiro e pode levar quatro ocupantes a bordo e alcançar 1270 mn

 

Fonte e Fotos: Mooney Intenacional