missao-brasil-italia
Governo Italiano promove missão empresarial para fomentar parcerias junto aos setores aeroespacial e defesa brasileira.

Na próxima semana, acontece o maior encontro de negócios do ano promovido pela Itália, trará mais de 100 empresários italianos, liderados pelo Vice-Ministro do Desenvolvimento Econômico, Ivan Scalfarotto.

A Missão Empresarial Brasil_Itália 2016 está dividida em duas partes sendo a primeira em São José dos Campos, dia 24/11, na próxima quinta-feira, no Parque Tecnológico, com painel de discussão do setor Aeroespacial, oportunidades nos programas espaciais internacionais e colaboração entre os países. No dia 25/11, a Missão segue para São Paulo, onde acontece o Fórum Econômico com foco nos setores de Agronegócio, Energia, Automobilístico e Infraestrutura.
italia
O governo brasileiro prepara um projeto de lei para reduzir restrições à participação estrangeira em seu setor de defesa e ajudar a atrair tecnologia e recursos. Esta é a mais recente iniciativa da administração Temer para abrir a economia à entrada de mais capital privado e, principalmente, aumentar a participação estrangeira no setor de defesa.

Diante deste cenário e com o objetivo de ampliar negócios no Brasil, entre os dias 24 e 25 de novembro, cerca de 100 líderes empresariais italianos dos setores de agronegócios, aeroespacial, automotivo, energia/ambiente, infraestrutura, transporte e ITC (Tecnologia de Informação e Comunicação) vêm ao país para a Missão Empresarial Brasil-Itália 2016, com realização da ITA – Italian Trade Agency (Agência para a Internacionalização das Empresas Italianas/ Departamento para a promoção de intercâmbios da Embaixada da Itália). A missão é capitaneada pelo Vice-Ministro do Desenvolvimento Econômico da Itália, Ivan Scalfarotto, que virá ao Brasil acompanhado da vice-presidente da Confederação Nacional da Indústria Italiana (Confindustria), Licia Mattioli, do diretor do Comitê de Internacionalização da Associação Italiana de Bancos (ABI), Guido Rosa, e do diretor do departamento da ITA para a coordenação da promoção do Made in Italy, Giovanni Sacchi.

A missão será dividida em duas partes. A primeira, focada no segmento aeroespacial, se reunirá no Parque Tecnológico de São José dos Campos/SP, cidade que abriga o maior polo brasileiro dessa área, no dia 24 de novembro. A segunda se concentrará em São Paulo e prevê a realização de um Fórum Econômico, no dia 25 de novembro, que tratará das relações comerciais, quadro econômico e oportunidades de negócios entre Brasil e Itália, seguido de mesas redondas setoriais.

O painel de discussão de São José dos Campos tratará das oportunidades de negócios nos programas espaciais internacionais, do papel e interesses de todos os agentes envolvidos no segmento aeroespacial (fabricantes, agências espaciais, aeronáutica, institutos de pesquisa etc.) e das oportunidades de colaboração entre Brasil e Itália na área. Entre os palestrantes, representantes das Agências Espaciais Brasileira e Italiana.

O evento, que conta com os apoios de Fiesp-Ciesp, Banco do Brasil, Febraban e das Agências Espaciais do Brasil e da Itália, envolve todo o chamado Sistema Itália (rede de instituições italianas, coordenadas pela Embaixada da Itália, que reúne, além da própria ITA, os consulados italianos e a Banca Central Italiana).

Indústria Aeroespacial Italiana

A indústria aeroespacial italiana caracteriza-se pela excelência na pesquisa assim como pelos elevados níveis de produtividade. Líder mundial na produção de helicópteros, líder entre os países europeus na produção de aeronaves de treinamento e principal protagonista no desenvolvimento de novos produtos, como veículos aéreos não tripulados (VANT) e convertiplanos (VTOL).

É um setor no qual grandes grupos (todos com parcerias internacionais importantes) atuam ao lado de pequenas e médias empresas altamente comprometidas e envolvidas ativamente no desenvolvimento de tecnologias de ponta, participando de grandes consórcios europeus de pesquisa.

As empresas italianas deste setor empregam cerca de 45 mil profissionais, faturam aproximadamente 14 bilhões de euros e exportam 9 bilhões de euros (o que representa 2,3% do total das exportações da indústria e 6,5% na formação do saldo da balança comercial do setor industrial). São empresas de capital intensivo, sobretudo imaterial (patentes, R&D etc.), e com longos ciclos de investimentos, que em 2015 somaram mais de 1,5 bilhão de euros, importância que representa 12% do total investido pelas empresas italianas e que, por sua vez, supera aqueles da produção de alta tecnologia de diversos países europeus. Entre 2012 e 2015, a produção aeroespacial italiana cresceu 5%, graças a um significativo aumento das exportações (+8,3%).

parque_baixa_adenir_brito_2014-3
AGENDA
24 novembro 2016
Parque Tecnológico – Auditório 3
Av. Dr. Altino Bondesan, 500
São José dos Campos – SP
Painel dedicado ao Setor Aeroespacial
08h30 – 09h00
Credenciamento e welcome coffee
09h00 – 09h20
Abertura – representantes da Embaixada Italiana e da Agência Espacial Brasileira
09h20 – 12h15
Painel 1: Oportunidades de negócios nos programas espaciais internacionais

A participação italiana nos programas espaciais internacionais
Enrico Russo (Responsável pela Coordenação Técnico-Científico junto à ASI – Agência Espacial Italiana)

· A Agência Espacial Brasileira
Carlos Gurgel (Diretor da Divisão de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da Agência Espacial Brasileira – AEB)

· Tecnologia, serviços e produtos
· A economia brasileira e os novos negócios na área espacial: desafios e oportunidades
Placido De Maio (Presidente Leonardo Company do Brasil)
Representante do Pq. Tecnológico de São José dos Campos
Andrè Pierre Mattei (Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados)
João Paulo Campos (Diretor de Desenvolvimento de Negócios e Contratos – Visiona Tecnologia Espacial)
Francesco Passaretta (Diretor de Soluções, Marketing, Observação, Exploração e Navegação da Thales Alenia Space)
Massimo Comparini (CEO – e-geos)

12h15 – 13h30
Almoço de relacionamento

13h30 – 15h20
Painel 2: O mercado espacial. Papel e interesses dos setores envolvidos: indústria, agências, aeronáutica, institutos de pesquisa, entidades governamentais e privadas.

· O potencial de mercado para as novas empresas aeroespaciais: qualificação
Fabio Biscotti (SVC Consulting)

· O governo como cliente final: o caso da rede “Space Business”
Walter Pecorella (Chief Technology Officer Assistant da Thales Alenia Space)

· Boas práticas nas propostas tecnológicas: o caso da empresa GAUSS
Francesco Graziani (Presidente da Gauss srl)

· Boas práticas nas solicitações especializadas: o Sistema de Proteção da Amazônia
Rogério Guedes Soares (Diretor Geral – CENSIPAM – Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia)
Marzio Laurenti (Presidente da Telespazio Brasil)

· O micro satélite Nemosat
Armando Orlandi (Progetti Speciali Italiani)

· Financiamento nos programas espaciais – visão e expectativas das forças armadas italiana e brasileira
· A visão dos financiadores e dos órgãos de financiamento
Representantes do FINEP e da SACE
15h20 – 15h35
Coffee Break
15h45 – 18h15
Painel 3: Possibilidade de cooperação industrial e oportunidades.

Expectativas das associações de classe italiana e brasileira
Walter Bartels (Presidente da AIAB – Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil)
Angelo Vallerani (Distrito Aeroespacial Lombardo)

A oferta italiana
Armando Orlandi (Progetti Speciali Italiani)
Elena Toson (Desenvolvimento de Novos Negócios – T4i)

Reuniões de negócios entre brasileiros e italianos.

Organizadores

logo-itaITA – Italian Trade Agency
www.ice-sanpaolo.com.br
Agência do Governo Italiano com a missão de promover o intercâmbio comercial e tecnológico entre a Itália e os demais países, sobretudo no que tange as empresas de pequeno e médio porte, seus consórcios de exportação e suas associações, trabalho que realiza ininterruptamente há quase um século. Por meio de uma rede de 77 escritórios espalhados pelo mundo, instalados nos principais centros econômicos, garante apoio abrangente às empresas italianas que desejam atuar no exterior, fornecendo-lhes informações de caráter econômico, legal, fiscal e mercadológico, identificando parceiros e oportunidades de negócios, prestando serviços de consultoria personalizados e realizando um acurado plano de ações promocionais, que incluem a realização de Pavilhões Oficiais Italianos em exposições internacionais, a organização de missões de empresários e jornalistas estrangeiros à Itália, bem como de italianos ao exterior, a gestão de cursos e palestras e o desenvolvimento de campanhas publicitárias em veículos econômicos e dirigidos.

logo-imagesCONFINDUSTRIA

www.confindustria.it
Fundada em 1910, a Confindustria é a principal organização italiana que representa a indústria de transformação e de serviços. Reúne mais que 150.000 empresas, de diferentes dimensões, que empregam 5.440.873 pessoas.
A Confindustria realiza suas ações baseada na convicção de que a livre iniciativa e o livre exercício das atividades econômicas, no contexto de uma economia de mercado, são fatores de desenvolvimento e de progresso para toda a sociedade. Tem por missão contribuir, em conjunto com instituições políticas e organizações econômicas, sociais e culturais, nacionais e internacionais, para o crescimento econômico e o progresso social da Itália.

ABI – Associação Italiana de Bancos

www.abi.it
Associação sem fins lucrativos, com a missão de divulgar o conhecimento e a consciência dos valores sociais e dos comportamentos inspirados nos princípios do correto empreendedorismo, bem como num mercado livre e concorrencial. É nesse âmbito que a ABI representa, defende e promove os interesses comuns ou específicos de seus associados, realizando iniciativas que estimulam o crescimento ordenado, estável e eficiente do sistema bancário e financeiro, segundo as normas vigentes na Itália e na União Europeia.

missao-brasil-italia

EMPRESAS ITALIANAS PARTICIPANTES

ACEA spa
www.aceaspa.it
A ACEA é uma das maiores operadoras de serviços públicos na Itália, com faturamento de três bilhões de euros. Suas atividades estão concentradas principalmente nos setores de energia, água e meio ambiente: produção, venda e distribuição de energia; produção de energia de fontes renováveis; disposição e valorização energética de resíduos sólidos; iluminação pública e artística; distribuição de água encanada, redes de esgotos e tratamento.

Advanced Computer Systems A.C.S. srl
www.acsys.it
A Advanced Computer Systems A.C.S. srl (ACS) é uma software house italiana que desenvolve sistemas para a aquisição, processamento, arquivamento e distribuição dos dados de observação da Terra. Seus sistemas estão instalados em numerosas estações de observação da Terra em todo o mundo.
A ACS também desenvolve aplicações que processam os dados adquiridos pelos satélites de observação, para fins de estudo de fenômenos naturais e antropomórficos.

AGUSTAWESTLAND do Brasil Ltda.
www.leonardocompany.com
Venda e manutenção de helicópteros, componentes e acessórios.
ALMAVIVA spa
www.almaviva.it
AlmaviVa é sinônimo de inovação tecnológica. Experiências consolidadas, pesquisas contínuas e conhecimento pontual sobre vários setores de mercado, público e privado, fazem com que o Grupo seja líder italiano em Tecnologia de Informação e Comunicação.
Atua em nível global, por meio de 38 sedes na Itália e 20 no exterior, com importante presença no Brasil, além dos Estados Unidos, China, Colômbia, Tunísia, África do Sul, Romênia e Bélgica, centro nevrálgico da União Europeia.
Emprega 45.000 pessoas, sendo 13.000 na Itália e 32.000 no exterior.

ANSALDO ENERGIA spa
www.ansaldoenergia.it
Maior fornecedor, instalador e prestador de serviços da Itália, e um nos maiores do mundo, na área de plantas de geração de energia e componentes.

AUTOSTRADE PER L’ITALIA spa
www.autostrade.it
Autostrade per l’Italia é uma das principais concessionárias e gestoras de rodovias pedagiadas da Europa, com uma rede de cerca de 5.000 Km na Itália, Brasil, Chile, Índia e Polônia.

AZIMUT BENETTI spa
www.azimutbenettigroup.com
Líder mundial na fabricação de iates e megaiates.

BARILLA G. e R. Fratelli spa
www.barillagroup.com
Fundada em Parma, em 1877. A empresa teve início como uma loja de pão e macarrão, para tornar-se um dos principais grupos de alimentos italianos, líder mundial em massas de grão duro, principal fabricante de molhos prontos da Europa continental e de produtos de padaria na Itália e nos países escandinavos.
Atualmente, possui 28 unidades fabris (14 na Itália e 14 no exterior) e exporta para mais de 100 países. A cada ano, cerca de 1,8 milhões de toneladas de alimentos são consumidos em mesas de todo o mundo com as marcas Barilla, Mulino Bianco, Voiello, Pavesi, Academia Barilla, Wasa, Harrys (França e Rússia), Misko (Grécia), Filiz (Turquia), Yemina e Vesta (México).

BETONCABLO spa.
www.betoncablo.it
Construção e manutenção de redes de distribução de energia eletrica, produção e instalação de subestações pré-fabricadas em concreto.

BLM spa
www.blmgroup.com
A BLM GROUP é partner global para todo o processo de trabalho do tubo: do corte a laser ou a disco, ao curvamento, à deformação e à certificação da peça.
Essa ampla gama de variedade de soluções é adotada nas empresas do Grupo, com um alto nível de experiência e profissionalismo construído ao longo dos mais de 50 anos de atividade no campo do tubo e com milhares de aplicações no mundo inteiro.

BNL Gruppo BNP Paribas
www.bnl.it
O BNL oferece suporte às empresas Italianas já presentes, ou interessadas em investir no Brasil, utilizando a rede de contatos do Grupo BNPP. No âmbito de sua vasta presença na América Latina, o BNPP tem sua sede brasileira localizada em São Paulo, além de filiais em Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Curitiba.
O BNPP Brasil oferece produtos diferenciados, tais como transações em moeda local e estrangeira, Cash Management, Trade Financing, Corporate Financing, M&A, FX Hedging, Personnal Finance e Wealth Management. Um time dedicado a clientes multinacionais atende as empresas Italianas com serviços bancários sob medida e em plena coordenação com o BNL.

CNH Industrial Latin America Ltda.
www.cnhindustrial.com
Criada em setembro de 2013, a partir da fusão da Fiat Industrial e a CNH Global, a CNH Industrial é uma das líderes em bens de capital e possui a mais completa linha de veículos do mundo com as marcas Case IH, Steyr, CASE Construction Equipment, New Holland Agriculture, New Holland Construction, Iveco, Iveco Astra, Iveco Bus, HeuliezBus, Magirus, Iveco Defence Vehicles e FPT Industrial.
A companhia congrega mundialmente 12 marcas comerciais, 65 fábricas, 50 centros de pesquisa e desenvolvimento, cerca de 64 mil funcionários e presença em 180 países.

CONFINDUSTRIA Lombardia
www.confindustria.lombardia.it
Confindustria Lombardia e a sucursal para a Lombardia da Confindustria, a confederação italiana da indústria que reúne 11 associações locais que representam cerca de 13.000 empresas e 700.000 trabalhadores, ou cerca de um quarto de todo o sistema industrial italiano.

DALMINE spa
www.ternium.com
Empresa líder na produção de tubos de aço sem costura.

ELETTRONICA spa
www.elt-roma.com
A ELETTRONICA é uma das empresas líderes mundiais produção de aparelhagem para a Guerra Eletrônica (GE), com mais de 65 anos de experiência. Fabrica equipamentos para GE para busca, interceptação, análise, identificação e localização das emissões eletromagnéticas (ESM/ELINT); sistemas de alerta de radar (RWR); contramedidas eletrônicas (ECM); sistemas integrados ESM/ECM, contramedidas eletro-ópticas DIRCM para aplicações aéreas, navais e terrestres e, recentemente, para o espaço e “segurança nacional”.

Em 2014, fundou a CY4GATE para fornecer soluções completas SW/HW no domínio cibernético, para prevenir, retardar e negar o processo decisório da força hostil, bem como para recolher informações sensíveis sobre alvos selecionados em modo invisível.

ENEL spa
www.enel.com
Empresa elétrica integrada que atua na geração, transmissão, distribuição, venda no mercado livre e venda de serviços não regulados.

EXPRIVIA do Brasil Ltda.
www.exprivia.com
Exprivia é um grupo italiano, especializado em tecnologia da informação, que projeta e desenvolve soluções inovadoras. Além da Itália, está presente nos demais países da Europa, América Latina e China.

FERROVIE DELLO STATO ITALIANE spa
www.fsitaliane.it
Holding industrial italiana, atuante no setor ferroviário, que oferece em todo o mundo soluções para projetos de desenvolvimento de infraestruturas, transporte ferroviário de passageiros e de carga e sistemas ferroviários em geral.
Atualmente, o grupo FS Italiane emprega cerca de 70.000 pessoas e opera mais de 8.000 trens por dia, transportando mais de 39 bilhões de passageiros por Km/ano e 15,7 bilhões de Km/ano de carga, em uma rede ferroviária de 16.724 Km. Trabalha em cinco continentes, mais de 60 países e atingiu, em 2015, um faturamento de 8,58 bilhões de euros, com um resultado líquido de 464 milhões de euros e uma margem EBIT de 7,5%.

FIAT CHRYSLER Automobiles – CNH Industrial
www.fcagroup.com
Instalada em Betim (MG), desde 1976, a Fiat Automóveis tem capacidade produtiva de 800 mil veículos por ano. A empresa está concluindo um importante ciclo de investimentos de R$ 7 bilhões, que modernizou a fábrica de Betim. A Fiat Automóveis também investe no desenvolvimento de novos produtos, novas tecnologias, qualidade e capacitação da engenharia para executar projetos cada vez mais ousados e inovadores.
A Fiat é uma marca global da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), o sétimo maior fabricante mundial de automóveis. O Grupo tem unidades produtivas em 40 países e presença comercial em aproximadamente 150 países. A FCA é líder em vendas no mercado de automóveis e veículos comerciais leves no Brasil.

FINCANTIERI S.p.A.
www.fincantieri.com
Fincantieri é um dos maiores estaleiros do mundo e o primeiro em diversificação e inovação. Empresa líder na concepção e construção de navios de cruzeiro e operadores de referência, em todas as áreas da construção naval de alta tecnologia, embarcações navais especiais, navios e balsas de alta complexidade e mega-iates, bem como na reparação naval e conversões, na produção de sistemas e componentes e prestação de serviços pós-venda.
O grupo, com sede em Trieste, tem mais de 230 anos de história marítima e já construiu mais de 7.000 navios. Com cerca de 19.000 funcionários (7.800 dos quais na Itália), 20 sucursais em 4 continentes, a Fincantieri é o maior construtor naval do ocidente.

FISIA ITALIMPIANTI spa
www.fisiait.com
Parte integrante do Grupo Salini Impregilo, a Fisia Impianti opera em todo o mundo, com destaque especial para os países do Oriente Médio, Norte da África e América Latina.
Considerada um das EPC mais importantes no mercado global, oferece tecnologias de ponta como MSF, MED e RO, entre outros, para a produção e tratamento de águas.
Projeta e fabrica vários tipos de sistemas industriais, tanto para a produção de água, como para o consumo doméstico e tratamento de águas residenciais.
O tratamento e dessalinização de águas são para a Fisia Impianti, atualmente, o ponto de partida para uma estratégia de negócio renovada, destinada ao desenvolvimento de novos mercados e tecnologias.

GAUSS srl
www.gaussteam.com
A GAUSS srl (Grupo de Astrodinâmica para o Uso de Sistemas Espaciais) é uma empresa italiana de responsabilidade limitada sediada em Roma e fundada em 2012.
Atuante no campo da tecnologia espacial, tem como objetivos o desenvolvimento e a implementação de projetos aeroespaciais, além da promoção de iniciativas nos contextos educacional e cultural, relacionadas com o tema espacial.
A principal atividade da empresa diz respeito ao projeto, fabricação, lançamento e operação de micro, nano, pico e femto satélites, tais como CubeSat e PocketQubes, e plataformas de ejeção em órbita, como GPOD, TuPOD e MRFOD.

GEODATA ENGINEERING spa
www.geodata.it
Atuando em mais de 25 países, a GEODATA é uma empresa multidisciplinar de engenharia e projetos em subterrâneo. Estuda, projeta e fiscaliza mais de 4.000 Km de túneis e mais de 3.300 projetos no mundo, nos setores: metroviário; ferrovias e trem bala; estradas e rodovias; barragens e hidrelétricas; geologia, mineração e meio ambiente. É especializada na gestão e resolução de problemas complexos em termos de: escavação em área urbana; tuneis longos e profundos; obras complexas em subterrâneo; riscos geológicos, hidrogeológicos e ambientais.

GEOM. CIRO FRISOLI & C. sas
www.cirofrisoli.it
A Geom. Frisoli Ciro & C. sas Cocca Antonia aua há diversos anos no setor ambiental, oferecendo seus serviços em todo o mundo: recuperação volumétrica em aterros; colocação em segurança funcional de aterros abandonados; realização de obras e sistemas de drenagem, proteção e reabilitação; construção e operação de aterros de resíduos sólidos urbanos e/ou transformados; desempenho de projeto e construção. Possui duas patentes registradas: “ESTRUTURA DE CONTENÇÃO PARA ATERRO” e “TRABALHAR RESÍDUOS PROCESSO PARA A CONSTRUÇÃO DE ESTRUTURAS DE CONFINAMENTO PARA ATERRO”.

GHELLA spa
www.ghella.com
Empresa de construção envolvida nos principais projetos de infrastrutura do mundo. Com suas habilidades únicas e experiência em obras subterrâneas, Ghella atua principalmente em metrôs, ferrovias, rodovias e obras hidráulicas, realizando obras também no setor de energia renovável.

INTESA SANPAOLO Brasil s/a – Banco Múltiplo
www.intesasanpaolobrasil.com.br
O Intesa Sanpaolo Brasil s/a – Banco Múltiplo (“ISPBR”) é um banco comercial e de investimento pertencente ao Grupo Intesa Sanpaolo, líder na Itália e entre os primeiros da Zona do Euro.
Único banco de origem italiana presente no Brasil, o ISPBR oferece soluções personalizadas de corporate e investment banking para empresas, instituições financeiras e entidades públicas. Fornece suporte às exigências de gestão de capital de giro, necessidades financeiras de médio/longo prazo, fluxos comerciais, mitigação dos riscos de taxas e câmbio, serviços de tesouraria e gestão da liquidez.

ITALFERR spa
www.italferr.it
ITALFERR é uma empresa de engenharia pertencente à Ferrovie dello Stato Italiane – FS, líder mundial no campo dos transportes ferroviários. A ITALFERR atua nas linhas ferroviárias regionais, expressas e de alta velocidade, sistemas de metrôs, terminais de passageiros e cargas, estações e edifícios pertencentes a estes sistemas. A empresa atua no planejamento, projeto e supervisão de obras de novas infraestruturas de transporte, atualização de redes existentes, desenvolvimento da intermodalidade e aplicação de inovadores sistemas tecnológicos.

LEONARDO COMPANY
www.leonardocompany.com
A Finmeccanica alterou sua denominação para Leonardo; uma nova marca que define a mudança da empresa e a transformação de holding financeira para empresa industrial, integrada e inovadora.
Escolhido por seu forte valor evocativo, o novo nome é inspirado na figura de Leonardo da Vinci, reconhecido símbolo universal de criatividade e inovação.
Leonardo traz a riqueza sólida de habilidades expressas pelas empresas incorporadas no Grupo One Company e torna-se a força motriz para um novo capítulo de desenvolvimento.
Leonardo é uma empresa global de alta tecnologia e um dos principais players no segmento aeroespacial, de defesa e segurança. Possui mais de 47.000 funcionários, dos quais aproximadamente 37% atuando fora da Itália.

LEONARDO COMPANY (Telespazio)
www.telespazio.net.br
Venda de serviços de satélite integrados.

LOMBARDIA AEROSPACE CLUSTER
www.aerospacelombardia.it
Sistema integrado de empresas, universidades e centros de pesquisa, dotado de competências tecnológicas e recursos científicos de vanguarda no setor aeroespacial.
Um dos precursores da aviação italiana, integra capacidades de produção de asas fixas e rotativas, sistemas aviônicos para satélites, os mais qualificados materiais e sistemas de voo.

MAGNETI MARELLI Sistemas Automotivos Ind. e Com. Ltda.
www.magnetimarelli.com.br
Empresa italiana do Grupo FCA atuante nos segmentos de powertrain, iluminação, escapamentos, amortecedores, suspensão, after market e componentes plásticos para o setor automobilístico, com sede em Milão e forte atuação no mercado mundial.

MAPEI spa
www.mapei.it
Fundada em 1937, em Milão, a Mapei (Materiali Ausiliari per Edilizia e Industria) é um dos maiores produtores mundiais de adesivos, impermeabilizantes e produtos químicos para a construção. Atualmente, o grupo industrial é composto por 81 empresas associadas, com 70 fábricas que operam nos cinco continentes, em 53 países diferentes, todas dotadas com laboratório de controlo de qualidade.
O grupo faturou em 2015 um total de 2,145 bilhões de euros. A Mapei sempre deu grande importância à investigação científica e à especialização dos produtos, destinando 12% dos colaboradores e mais de 5% do faturamento em P&D. Setenta por cento deste valor é voltado ao desenvolvimento de produtos eco-sustentáveis, que respeitam o ambiente e satisfazem os requisitos do programa LEED.

MECCANOTECNICA UMBRA spa
www.meccanotecnica.it
Fabricante de selos mecânicos para os mercados industrial e automobilístico.

NUOVO PIGNONE spa
www.geoilandgas.com
GE Oil & Gas atende todos os segmentos de óleo e gás industrial, da perfuração, extração, produção e operações em campo, ao transporte via gás natural liquefeito e sistema de dutos. Também fornece soluções para geração de energia, compressão de gás e recuperação de calor para os segmentos de refino e petroquímica.
Nuovo Pignone é a principal empresa do grupo GE Oil & Gas e sede global da empresa em soluções de turbomáquinas, centro de excelência para turbinas e compressores.
Nuovo Pignone também é o hub na Europa em termos de Downstream Tecnology, representando um centro de excelência na fabricação de bombas e válvulas.
GE Oil & Gas – Nuovo Pignone tem cinco unidades fabris na Itália, com matriz localizada em Florença.

OCTO TELEMATICS spa
www.octotelematics.com
A Octo Telematics é especializada no fornecimento de sistemas e serviços telemáticos com aplicações nos mercados de seguro e automotivo. Fundada em Roma, em 2002, possui, atualmente, mais de 4.800.000 clientes ativos, filiais e parceiros na Europa, Estados Unidos, América do Sul e Ásia. Tendo a maior frota telemática na Europa, em número de clientes ativos, e o banco de dados de informações estatísticas mais completo do mundo, representa o que existe de melhor no campo da telemática veicular e da infomobilidade.

PIACENTINI COSTRUZIONI spa
www.piacentini.com
O Grupo Piacentini foi fundado em 1949, em Modena, na Itália e, após 20 anos de consolidação da empresa, iniciou suas operações em nível internacional. Atualmente, está presente em quatro continentes, com sucursais e filiais na Albânia, Costa Rica, Brasil, Indonésia, Líbia, Marrocos, Suíça e EUA. Possui liderança global e tecnológica no segmento de fundações para a construção civil, na utilização de estacas pranchas metálicas, de paredes Combi-walls e de postes de aço, especialmente para obras marítimas e de infraestrutura pesada.

PIERALISI MAIP spa – GRUPPO PIERALISI
www.pieralisi.com
O Grupo Pieralisi atua em duas grandes frentes: Divisão Azeite de Oliva e Divisão Separation Solutions (Soluções de Separação). O sucesso da Divisão de Azeite de Oliva se baseia no desenvolvimento de novas soluções tecnológicas que permitem aos clientes melhorarem constantemente o rendimento e a qualidade do azeite, enquanto que a Divisão de Soluções de Separação oferece soluções para a separação sólido-líquido e líquido-sólido-líquido por meio de decanters e centrífugas verticais, com aplicação em diversos segmentos: área ecológica, química, de reciclagem, óleo-química, de óleo combustível e lubrificantes, de produtos de origem animal, de alimentos e bebidas e de laticínios. Possui certificação de qualidade UNI EN ISO 9004.

PIRELLI & C. spa
www.pirelli.com
Fundada em 1872, a Pirelli é uma multinacional italiana, entre os maiores produtores mundiais de pneus de alta tecnologia. Com presença comercial em mais de 160 países, o grupo emprega aproximadamente 37.000 pessoas e conta com 20 fábricas em 14 países.
Sua posição de liderança no segmento de pneus de alto e altíssimo padrão foi atingida graças ao forte empenho em P&D.

PRYSMIAN spa
www.prysmiangroup.com
Líder mundial no setor de cabos e sistemas de alta tecnologia para energia e telecomunicações, com um faturamento que ultrapassa a casa dos 7 bilhões de euros. Com presença global, o Grupo Prysmian possui subsidiárias em 50 países, 89 fábricas, 17 centros de Pesquisa e Desenvolvimento e cerca de 19.000 funcionários.

SACE – Servizi Assicurativi del Commercio Estero
www.sace.it
SACE é a agência de crédito à exportação italiana, líder no fornecimento de soluções financeiras apoiadas em uma linha de seguros contra riscos comercial, político e de crédito, bem como por garantias financeiras. Com mais de € 70 bilhões de compromissos assumidos, a SACE atende mais de 25.000 clientes, facilitando o acesso a financiamentos comerciais e bancário em 189 países do mundo.

SAIPEM DO BRASIL
www.saipem.com
A SAIPEM figura entre os líderes mundiais em serviços de perfuração, engenharia, aquisição, construção e instalação de oleodutos e projetos complexos, onshore e offshore, no mercado de petróleo e gás. Com competências distintivas em operações em ambientes hostis, áreas remotas e águas profundas, fornece uma gama completa de serviços com contratos em “EPC” e / ou “EPCI” (“turn-key”), com capacidades distintas e ativos únicos com o mais alto conteúdo tecnológico.

SEBIGAS a DIVISION OF EXERGY spa
www.exergy-orc.com
Especialista em projetos de usinas de biogás, foi adquirida pelo GRUPO INDUSTRIAL MACCAFERRI, em virtude de sua solidez financeira, capacidade tecnológica, flexibilidade de implantação e foco em pesquisa e desenvolvimento nos campos da biologia e da engenharia.
A SEBIGAS opera como EPC na realização de instalações, desde o planejamento até a entrega das chaves da usina, fornecendo toda tecnologia de engenharia necessárias. Também fornece financiamento de projetos, manutenção de equipamentos, consultoria biológica e todos os serviços necessários para o desenvolvimento de um projeto, desde a fase inicial até à execução.

SHITEK TECHNOLOGY srl
www.shitek.it
Projeto de hardware e software, direcionado a instrumentos de medição, sistemas remotos de gestão de energia e medição de calor. O objetivo da empresa, desde o início, sempre foi criar dispositivos para redução no consumo de energia e proteção do meio ambiente.
Em 2014 Shitek Technology abriu uma subsidiária na América do Sul, em São Paulo, Brasil, com o nome de SHT Telemetria.

SIGMA CONSULTING srl
www.sigmaconsulting.it
Com mais de vinte anos de história, a Sigma Consulting tornou-se uma das principais empresas italianas fornecedoras de produtos de alto valor agregado e soluções para os setores militar e civil. Fabrica Sistemas Eletrônicos e TIC para plataformas aéreas, navais e terrestres, bem como presta serviços de alto valor agregado aplicados em: a) Guerra Eletrônica e Inteligência; b) Sistemas de Segurança e Controle de Terra; c) Comando e Controle; d) Simuladores de Vôo e Radar; e) Engenharia de sistemas; f) Transferência de tecnologia.

SIIRTEC NIGI s/a
www.siirtecnigi.com
Empreiteira e prestadora de serviços de engenharia com mais de 80 anos de atuação na indústria de refinamento de gás e óleo. Possui conhecimento processual e especialização no projeto e fornecimento de instalações de produção, pacotes modulares e montados sobre plataformas (para aplicações em terra e mar), equipamentos para processamentos especiais no setor de recuperação de enxofre, remoção de gás ácido e tratamento de gás e óleo.
Fornecedora de serviços completos, gerencia cada fase do projeto, desde a seleção da tecnologia, o design conceitual e a engenharia do detalhe até a gestão do projeto, a aquisição, a supervisão do desenvolvimento e, por fim, a partida.

SIMEST – Società Italiana per le Imprese all’Estero
www.simest.it
A SIMEST é controlada pela Cassa Depositi e Prestiti em conjunto com os principais bancos e organizações empresariais italianos: seu objetivo é promover o desenvolvimento das empresas italianas no exterior. Para tanto, pode adquirir até 49% do capital de empresas estrangeiras, quer seja por investimento direto ou por meio da gestão de ações em Fundos de capital de risco.

STUDIO FRANCHETTI srl
www.studiofranchetti.com
A inovação constante guia o trabalho de Franchetti e traduz sua capacidade de avaliar danos estruturais nos diversos materiais de construção das estruturas existentes. Graças a um método próprio, baseado num software patenteado, a empresa é capaz de executar testes dinâmicos e de obter dados com mais agilidade e com investimentos mais equilibrados. A empresa adquiriu experiência na análise do amortecimento não linear desde 2006, quando desenvolveu pesquisas importantes no campo da avaliação das estruturas existentes.

TECHNOLOGY FOR PROPULSION AND INNOVATION srl
www.t4innovation.com
A T4i foi fundada em 2014, a partir de um grupo de estudos da Universidade de Padova. Desenvolve sistemas de propulsão para satélites, versáteis, escaláveis e economicamente competitivos no mercado de nano, micro e mini satélites. Também desenvolve motores híbridos para foguetes da classe de segurança 100-1000N até 30KN, bem como motores monopropulsores de 10-200N, com aplicações em satélites e nos primeiros estágios dos lançadores, nos anéis adaptadores, nas cápsulas e em foguetes de sondagem.
A T4i está envolvida em projetos de transferência de tecnologia para a indústria, desenvolvendo fontes de plasma e antenas de plasma, sistemas avançados de diagnóstico e sensores.
A empresa dá suporte a indústrias no desenvolvimento de novas tecnologias graças às competências multidisciplinares.

TERNIUM BRASIL s/a
www.ternium.com
Líder na produção de aços planos na América Latina, com uma ampla gama de produtos de aço da mais alta tecnologia. Abastece clientes de diversas indústrias como: automotiva, construção, linha branca, bens de capital, embalagens, alimentos e energia.
Possui 10,8 milhões de toneladas de capacidade produtiva, dividida em 16 centros produtivos no México, na Argentina, na Colômbia, nos Estados Unidos e na Guatemala, onde fabrica uma grande variedade de produtos, como chapas galvanizadas e eletro-galvanizadas, folha de flandres, laminados a quente, laminados a frio, além de aços longos, como vergalhões e fio-máquina.
Suas ações são negociadas na Bolsa de Valores de Nova York. No Brasil, a Ternium integra o grupo de controle da Usiminas.

UBI BANCA spa
www.ubibanca.com
UBI Banca é o terceiro grupo bancário comercial italiano em valor de capitalização de mercado, com uma quota de mercado superior a 5%. Possui mais de 1.500 filiais, concentradas nas áreas mais ricas do país, e mais de 17.000 funcionários. Está listada na Bolsa de Milão e incluída, entre outros, nos índices FTSE / MIB e FTSE4Good.
Tem presença internacional, de modo a atender as necessidades de seus clientes, por meio de diversos escritórios de presentação (São Paulo, Hong Kong, Xangai, Mumbai, Moscou, Dubai, Casablanca e Nova York) e filiais em Munique e Madri.

UNICREDIT spa
www.unicreditgroup.eu
O UniCredit Group (UCG) é um dos grupos financeiros líderes da Europa, com ativos totais superiores a € 891 bilhões. Classificado entre os 30 maiores bancos globais, opera em 17 países, com mais de 143.000 funcionários, 7.500 sucursais e uma posição estratégica privilegiada na Europa Central e Oriental.
Por meio de seus bancos e sua rede internacional de sucursais e escritórios, o UCG serve mais de 30 milhões de clientes em todo o mundo. Graças a sua extensa presença geográfica, a UCG oferece uma combinação única de profundo conhecimento local e de produtos internacionais. Nas Américas, o Grupo tem uma filial em Nova York e um Escritório de Representação em São Paulo.