O GRU Airport – Aeroporto Internacional de São Paulo ficou com a terceira colocação no ranking de pontualidade de voos entre os maiores terminais do mundo, de acordo com a pesquisa Punctuality League 2015 da OAG, uma das instituições mais prestigiadas do mundo em avaliação de aeroportos e companhias aéreas.

O aeroporto mais pontual do mundo é o de Haneda, em Tóquio, no Japão, com 91,25% das partidas realizadas no horário programado. Em segundo na pesquisa aparece o terminal de Munique, na Alemanha, com 87,71%. GRU obteve 87,47% em pontualidade nos voos.

O levantamento da OAG divide os aeroportos de acordo com a oferta de assentos por ano: grande (mais de 20 milhões), médio (entre 10 milhões e 20 milhões) e pequeno (menos de 10 milhões). Para que um aeroporto ou companhia aérea entre no ranking, a OAG exige que sejam enviados, no mínimo, os dados de 80% dos voos programados.

Desde que o aeroporto passou a ser administrado pela iniciativa privada, em novembro de 2012, diversas ações foram realizadas para agilizar o fluxo de passageiros, com impacto direto na pontualidade dos voos. A implantação do sistema ACDM (Airport Collaborative Decision Making), por exemplo, permite que as decisões sejam tomadas com a anuência de todos os agentes aeroportuários, aumentando a eficiência operacional.

Também foram instalados vários equipamentos e tecnologias que contribuem para que o aeroporto consiga cumprir a programação de voos com altos índices de eficiência, como o sistema de pousos por instrumentos ILS – Categoria III-A, que permite aterrissagens em condições de baixa visibilidade, os portões eletrônicos de controle de passaporte (e-gates), que agilizaram consideravelmente o atendimento migratório, além de 20 novas pontes de embarque no Terminal 3.

 

Fonte e Foto: GRU Aiport