Mais de 50 anos de inovação em aviação comercial

Há meio século, desde que o lendário Falcon 20 introduziu executivos em viagens de negócios, operadores de todo o mundo se sentiram atraídos pela paixão, pela excelência, qualidade e inovação tecnológica refletidas na marca Falcon. Uma paixão transmitida pelo fundador da empresa, Marcel Dassault, e compartilhada pelos engenheiros, técnicos, artesãos que projetam, criam e realizam as manutenções nos jatos Falcon.

Com uma geração de melhorias contínuas, a família Falcon se mantém como referência em padrão de qualidade da indústria, desde o primeiro Falcon 20 até o novo trijato de ultralongo alcance, o Falcon 8X, que oferece controle de voo digital e cabines com os mais baixos níveis de ruído da indústria.

Com a chegada do novíssimo Falcon 5X, o jato executivo de fuselagem ultra-larga com a cabine mais alta e mais ampla da indústria, programado para entrar no mercado em 2020, a linha Falcon irá abranger a gama completa de aeronaves de negócios de grandes cabines.

“Durante meio século de operação, a frota Falcon acumulou números impressionantes: 17,8 milhões de horas de vôo; cerca de 1.230 operadores em 90 países ao redor do mundo”, disse Eric Trappier, presidente e CEO da Dassault Aviation. “Além disso, dos 2.500 Falcons entregues até agora, mais de 2.100 ainda estão voando. Um claro testemunho da alta qualidade e robustez de nossos aviões Falcon, bem como da dedicação dos colaboradores que nos dão total apoio, manutenção e suporte”.

Liderança e pioneirismo em tecnologia
Desde 1965, a família Falcon lidera o caminho para a introdução de novas tecnologias para a aviação empresarial: a primeira asa supercrítica, o primeiro HUD (head up display) da indústria, os primeiros controles de vôo digitais, o primeiro modelo de sistema de Gerenciamento do Ciclo de Vida do Produto.

E, mais recentemente, a introdução do FalconEye, o primeiro HUD que combina capacidades de visão sintéticas e aprimoradas, oferecendo segurança e eficiência operacional sem precedentes. E, ainda, o Falcon Sphere II, conjunto eletrônico integrado para o voo, que estabelece um novo padrão em operações de cockpit sem papel.

Além disso, a linha Falcon está entre os líderes em oferecer segurança aos operadores em todo o mundo, com serviços de atendimento ao cliente 24/7. Além da rede de 51 centros de serviço, de mais de 100 representantes de campo e dos 15 centros com mais de US$ 800 milhões em estoque de peças sobressalentes, a Dassault foi pioneira na introdução de serviços AOG (Aircraft on Ground), da FalconResponse. Os serviços AOG são apoiados por duas aeronaves Falcon 900 dedicadas a esse trabalho, que também podem oferecer voos alternativos aos clientes, se necessário. Com base nos Estados Unidos e na Europa, o FalconResponse voou mais de 300 missões desde que foi lançado há dois anos.