Cirrus SR22, um monomotor lider de vendas

    Texto: Cmte Ilson Sabaini

    Cirrus SR22 é uma econômica aeronave monomotor a pistão de pequeno porte para uso executivo, de passeio e turismo, com um elegante design de linhas fluidas e capacidade para transportar com razoável conforto um piloto e três passageiros, fabricado nos Estados Unidos desde a década de 1990 pela Cirrus Design, um dos maiores e mais inovadores, ousados e admirados fabricantes de aeronaves leves a pistão do mundo.

    vision-inspired-sr22t-1-lrÉ um avião monoplano, com somente um plano de sustentação, com alcance de voo de cerca de 1.300 quilômetros, com reservas.

    A família de aeronaves Cirrus SR é um grande sucesso de vendas no mercado mundial de aeronaves leves a pistão, com mais de 5.000 unidades vendidas, consequência natural de uma feliz combinação de características positivas de robustez estrutural, manutenção simples e barata, baixo consumo de combustível, design atraente, modernidade e preço de aquisição competitivo.

    No Brasil são mais de 400 unidades vendidas desde 2005 entre o SR20 e o SR22, e já conta também com diversas versões , sendo a ultima a geração 5.

    Em janeiro de 2017 está previsto o lançamento de evoluções tecnológicas dos modelos da família SR, vamos aguardar as novidadas.

    Essa aeronave(SR22) é uma versão de performance melhorada derivada do Cirrus SR20, com motorização a pistão mais potente Continental IO 550 aspirado de 310 hp, e tem a proposta de cumprir praticamente as mesmas missões de turismo e passeio da versão menos potente, mas visando principalmente um perfil de consumidor mais exigente, basicamente executivos e empresários, com uma velocidade de cruzeiro aumentada para cerca de 320 km / h.

    O fabricante disponibiliza no Cirrus SR22 o útil e moderno sistema de navegação EFIS (Electronic Flight Instrument System), com as telas PFD (Primary Flight Display) e MFD (Multi Function Display), que simplificam a navegação e reduzem a carga de trabalho do piloto, tornando as viagens mais seguras e tranquilas.

    O modelo Cirrus SR22 e seu irmão com motorização menos potente Cirrus SR20, quase idênticos entre si, são criações originais da indústria Cirrus Design estadunidense. São projetos inteiramente novos que utilizam de forma intensiva o material composto, são mais robustos que aeronaves do mesmo tamanho e capacidade construídas em alumínio e ligas metálicas.

    A construção da fuselagem e das asas em material composto do Cirrus SR22, combinada com a tradicional motorização a pistão Continental IO 550 aspirado, resulta numa significativa economia de combustível e baixo custo de manutenção. É atualmente um dos modelos de aeronaves leves para uso executivo mais vendidos nos Estados Unidos e no Brasil.

    Um dos mais impressionantes equipamentos disponíveis no Cirrus SR22, e que eleva o nível de segurança da aeronave, é o paraquedas fabricado pela empresa Ballistic Recovery Systems, que conectado por resistentes peças à fuselagem da aeronave permite ao aviador um procedimento de emergência com acionamento em voo, caso o único motor disponível falhe.

    img_4840Ficha Tecnica

    Capacidade: 1 piloto e 3 passageiros;

    • Comprimento: Aprox. 7,8 metros;
    • Envegadura: Aprox. 10,7 metros;
    • Largura: Aprox. 2,5 metros;
    • Área da asa: Aprox. 9,5 m²;
    • Peso máximo decolagem: 1542 Kg
    • Motorização (potência): Continental IO 550 aspirado (310 hp);
    • Velocidade de cruzeiro: Aprox. 320 km/h;
    • Alcance: Aprox. 1.300 quilômetros (lotado / 75% potência / com reservas);
    • Teto de serviço: Aprox. 5.000 metros;
    • Climb (subida): Aprox. 420 metros / minuto;
    • Decolagem : 1.000 metros (lotado / dias quentes / tanques cheios);
    • Consumo médio (AVGAS): Aprox. 65 litros / hora (lotado / 75% potência);
    • Consumo médio (AVGAS): Aprox. 0,06 litro / passageiro / km voado;
    • Preço: Aprox. US$ 650 mil (novo);

    Deixe uma resposta