Por Bill Lavender

Fiz um voo de avaliação no redesenhado Ipanema EMB203 da Embraer. Sem hesitação, posso dizer que gostei de voá-lo. Os últimos 20 anos de minha carreira como piloto agrícola na ativa foram em um Thrush turbina. Sempre que tenho a oportunidade de voar um avião completamente diferente, fico animado para fazê-lo.

Uma das coisas que sempre achei ser importante no projeto de um avião agrícola é a atenção à aerodinâmica. O EMB203 é um exemplo do uso da aerodinâmica para melhorar o desempenho de uma aeronave. Admito que aumentar a potência de um avião agrícola já certificado incorre em seus desafios de recertificacão. Porém, voltar à “prancheta de desenho” para fazer mudanças na célula para melhorar o desempenho pode ser ainda mais desafiador.

A Embraer tem a vantagem de ter acesso ao pessoal técnico e os equipamentos para projeto e manufatura que umgrande fabricante bem-sucedido de aeronaves possui. Com sede em Botucatu, estado de São Paulo, a Embraer produz o EMB203 na mesma fábrica em que fabrica seus jatos executivos.

Espero que a leitura do artigo dê a você uma melhor visão dos atributos deste avião. O Ipanema é um cavalo de batalha da aviação agrícola brasileira, atendendo à demanda por um avião agrícola de menor porte e eficiente.

Estando em Botucatu, tive o prazer de visitar meus velhos amigos da AeroGlobo. Instalado cm seus escritórios está um simulador do AT-802, projetado para treinar pilotos agrícolas no combate a incêndios florestais com este modelo de avião. Eu já tinha “voado” o simulador duas vezes antes em visitas anteriores a Botucatu. Como acontece com toda tecnologia nova, havia problemas a serem resolvidos.

Este simulador é uma versão de simulação visual, construído a partir de uma cabine real de AT-802. É tão realista quanto se poderia esperar de um simulador. Da primeira vez que o “voei”, não consegui “pousá-lo”! É claro, não é para treinar isso que um simulador é projetado. Sua função é treinar procedimentos de rotina e de emergência em combate a incêndios. No entanto, desta última vez que “voei” o simulador, consegui “pousá-lo”, graças aos grandes melhoramentos feitos em suas características de manejo. Agora, este simulador é um excelente treinador de pilotos dc AT-802.

Este mês, meu filho Graham e eu temos passagens aéreas para a Argentina. Pretendo visitar Diego Cardama, o revendedor da Thrush para a Argentina. Também visitarei várias empresas aeroagrícolas entre Mendoza e Buenos Aires, com um desvio até a Cicaré, o fabricante argentino de helicópteros. A Cicaré acaba de construir um sistema de pulverização para o Cicaré modelo 7B. (data 20.06.2017)

No final deste mês, o Sindicato Nacional dos Aeronautas (SNA) fará o primeiro dos quatro congressos aeroagrícolas do SNA no Brasil. O primeiro será em Cachoeira do Sul, Rio Grande do Sul, em 25 e 26 de maio de 2017. Infelizmente, não poderei comparecer, mas minha representante brasileira de muitos anos, Gina Hickmann, estará no estande de AgAir Update. Não deixe de passar lá para visitá-la.

A Air Traktor entregou um AT-504 na Costa Rica. A EI Colono Agropecuário recebeu seu 14º Air Tractor, entregue pela Lane Aviation, de Rosenberg, Texas. Eu tinha visitado, há muitos anos, o gerente da empresa, Christian Castillo Ramos, cuja família é proprietária da empresa. É uma empresa muito impressionante, e tenho certeza que você gostará de ler sobre o voo de Logan Lane e Pat Kornegay, do Texas até a Costa Rica no AT-504.

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