Grey transforma a experiência de voar Avianca Brasilem um grande musical, ao som da Orquestra Voadora.

A Avianca Brasil, membro brasileiro da aliança global Star Alliance, lança nesta terça-feira seu novo posicionamento de marca no mercado: “Quem voa, ama”. Com criação da agência Grey, a plataforma de comunicação destaca os principais diferenciais em viajar com a companhia e as novidades relacionadas a atendimento, conforto, serviço de bordo, entretenimento e aeronaves.

“Este está sendo um ano muito importante para a Avianca. Aqui no Brasil, iniciamos operações em Foz do Iguaçu e Navegantes, e lançaremos voos em Belo Horizonte em 21 de agosto. No exterior, começamos Miami, inauguraremos Santiago no dia 7 e anunciamos, hoje, Nova York, a partir de dezembro. A companhia está se transformando”, disse Frederico Pedreira, presidente da Avianca Brasil. Já vínhamos trabalhando o projeto da nova campanha, mas fazia sentido esperar estes lançamentos e, além disso, queríamos muito inovar no conceito e na forma. Foram meses de maturação. Estamos trazendo algo diferente, inédito”.

“A campanha nasceu das redes sociais, pelos comentários dos nossos clientes que são promotores da marca e que, agora, chamamos de AviancaLovers. É claro, não seria possível concebê-la se não prestássemos um serviço de excelência, com colaboradores engajados. Afinal de contas, o amor nasce de dentro para fora”, afirmou Tarcísio Gargioni, vice-presidente da companhia. Flávia Zülzke, gerente-geral de Marketing, complementou: “São dois os grandes protagonistas nesta campanha: os lovers e nossos colaboradores. Somos cinco mil apaixonados, o backstage desse grande show que damos, diariamente, em 240 voos”.

Rodrigo Jatene, CCO da Grey, reforça que o conceito da campanha nasceu das reações dos próprios clientes da Avianca Brasil, que não poupam elogios quando voam com a empresa. “O índice de avaliação da experiência de viagem é tão alto e os comentários espontaneamente enviados pelos clientes são tantos, que tínhamos que incorporar essa realidade ao conceito. As pessoas realmente amam voar de Avianca. Quando se tem o privilégio de trabalhar para uma marca com uma percepção tão boa, nada mais natural do que trazer essa verdade, esse sentimento, para dentro da comunicação, com uma boa música”.

O filme Avianca Lovers, para veiculação em TV aberta, a cabo, internet e cinema, marca a estreia do novo posicionamento e conta, justamente, com a participação de lovers reais da companhia. Com formato de musical, em pleno aeroporto, a produção reflete todo o clima e a experiência positiva de voar (assista à versão de um minuto aqui).


A trilha sonora da campanha é uma composição inédita da consagrada Orquestra Voadora – big band composta por músicos cariocas que modernizaram o conceito de bandas de fanfarra no Brasil ao promover a mistura de ritmos entre rock, funk, pop e jazz com frevo, samba e maracatu. Ela participa do comercial colocando bailarinos em roupas de comissários para dançar. Durante as cenas, quando os diferenciais da companhia são anunciados, o ícone do coração é apresentado para representar a paixão dos clientes pela marca.

No total, além do filme, a campanha será desdobrada para os canais digitais da companhia, sites e portais, e anúncios para mídia impressa.

A Avianca Brasil opera voos regulares desde 2002. Atualmente, atende 23 destinos domésticos e dois no exterior com 240 decolagens diárias, utilizando a frota mais jovem da América Latina, de 49 aviões da Airbus. Em seu modelo de negócios, a companhia propõe uma série de diferenciais aos passageiros, como entretenimento com telas individuais, refeição de bordo gratuita e maior espaço entre poltronas (ela é a única no país a ter todas as fileiras de assentos de todas as aeronaves classificadas com o selo “A” da ANAC, atestando conforto superior).

Inovadora, a Avianca Brasil foi também a primeira empresa aérea da América do Sul a ter internet a bordo de aviões e uma das pioneiras na operação latino-americana do ultramoderno A320neo. Recentemente, no dia 23 de junho, lançou seu primeiro voo intercontinental, entre São Paulo e Miami (Estados Unidos), e expandirá os serviços internacionais com duas operações diárias para Santiago (Chile) a partir de 7 de agosto e uma para Nova York (Estados Unidos), em dezembro. Seu programa de fidelidade, Amigo, com 4 milhões de clientes cadastrados, permite a emissão de passagens para mais de 1.300 destinos em todo o mundo, por meio das empresas parceiras na Star Alliance.