O Mitsubishi ATD-X (Advanced Technology Demonstrator X) ou X-2 poderá realizar seu voo inaugural ainda neste primeiro trimestre de 2016, sendo que os testes de táxi já foram iniciados

O projeto do ATD-X, X-2 ou ‘ShinShin ” como é popularmente chamado, é uma aeronave de tecnologia “Stealth” desenvolvido pela Mitsubishi Heavy Industries , em Nagoya e deve custar cerca de US $ 325 milhões atá o final do projeto. O ATD-X, que foi adiada por vários anos, irá realizar uma campanha de ensaios para explorar tecnologias avançadas de combate de quinta geração, manobras furtivas, sistemas de empuxo  vetorizado, e de sensores avançados.

O X-2 é aeronave pequena para os padrões de caça com um comprimento de 14.2m  e envergadura de 9.1m, é alimentado por dois motores de baixa derivação IHI XF5-1.

Durante anos, o Japão tentou sem sucesso obter o Lockheed Martin F-22 Raptor, mas preocupações de Washington sobre a transferência da tecnologia impediu a aquisição da aeronave e Tóquio decidiu na compra de 42 F-35 em 2011, que estão sendo construído sob licença pela Mitsubishi.

Veja abaixo o vídeo dos primeiros testes do X-2 em táxi.