A Airbus Helicopters divulgou resultados importantes no desenvolvimento do H160 (anteriormente X4), esta semana, o segundo protótipo do helicóptero bimotor voou pela primeira vez na terça-feira.

Este protótipo é o primeiro que voa com os motores Turbomeca Arrano de 1.100 shp e é o segundo de três protótipos planejados  que Airbus vai usar para a certificação prevista para 2018, sendo que o primeiro protótipo já acumulou mais de 75 horas de testes de voo.

EXPH-0561-268 bldes

Blue Edge, nova tecnologia que a Airbus garante aumentar muito a carga útil da aeronaves e reduz em 50% o ruído das pás

O H160 é adaptado a uma variedade de operações de voo, incluindo a petrolífera, serviços médicos de emergência, serviço público e privado de aviação e negócios.

As novas tecnologias incorporadas no H160 inclui um grande rotor Fenestron, um duplo estabilizador que ajuda com o voo de baixa velocidade e pairado, e no rotor principal, onde as pontas das pás são severamente angulada, o que de acordo a Airbus ajuda a aumentar a carga útil e reduzir o ruído em até 50%.

O H160 tem uma velocidade de cruzeiro de 160 nós e um alcance máximo de 450 nm.

Veja o primeiro voo do H160.

Fonte e fotos: Airbus Helicópters