Aeroporto de Viracopos realiza o 2º Simpósio de Segurança Operacional

    Objetivo do evento é difundir preceitos relacionados à segurança operacional em aeroportos

    O Aeroporto Internacional de Viracopos realizou nesta quarta-feira (20/09), o 2º Simpósio de Segurança Operacional com o objetivo de difundir e debater preceitos relacionados à segurança operacional em aeroportos e apresentar a evolução da segurança operacional no Brasil.

    O evento é realizado pela Aeroportos Brasil Viracopos, concessionária que administra o aeródromo campineiro, sob coordenação da Gerência de SGSO (Sistema de Gestão de Segurança Operacional) e da Diretoria de Operações do aeroporto.

    O Simpósio teve ao todo dois painéis e três palestras sobre o tema de segurança operacional e aconteceu no Hotel Vitória, em Indaiatuba (SP).

    A abertura do evento foi realizada pelo diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota. “A discussão dos problemas e das melhores práticas que ocorrem nesse setor trazem melhorias de processos e formação humana e, consequentemente, maior segurança para os passageiros”, disse Mota. “Este tema é de extrema importância para garantir a eficiência da segurança operacional da aviação brasileira”, completou o diretor de Operações de Viracopos.

    O primeiro painel, intitulado “Dilema Gerencial – Produção x Proteção”, contou com a participação do diretor de Operações da GRU Airport, Miguel Dau, do diretor de Operações da Infraero, João Jordão, e do diretor de Operações de Viracopos, Marcelo Mota. O moderador do painel foi o especialista em Regulação da Aviação Civil da ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil), Rodrigo Moser.

    Os participantes do painel destacaram importância do equilíbrio na disponibilização dos recursos para garantir a segurança operacional sem a perda da produtividade nos aeroportos e ressaltaram que o desafio da segurança operacional é constante. Para eles, a colaboração e a conscientização dos funcionários são de extrema importância no ganho da eficiência operacional.

    Ainda no período da manhã, foi realizada a palestra “Obras em Aeroportos e a Interface com Segurança Operacional”, que teve a apresentação por parte de Virgílio Branco, especialista em Regulamentação da Aviação Civil da ANAC.

    No período da tarde, o evento contou com a palestra “Interferências externas na Segurança de Voo”, realizada pelo Ten. Cel. Eduardo Silvério, chefe da SIPACEA-SP, do DECEA (Departamento de Controle de Espaço Aéreo).

    Na sequência, ocorreu o segundo painel do dia, com o tema “Concepção de Cultura de Segurança Operacional em Países em Desenvolvimento”. Participaram o Gerente de HSS (Health, Safety and Security) da Air BP, Rodolfo Luz, o Coordenador de Segurança Operacional da Gol Linhas Aéreas, Augusto Viana, e o Diretor de Operações da BH Airport, Daniel Bircher. O moderador do painel foi Eduardo Bernardi, Diretor do Departamento de Investimentos em Aeroportos Regionais da SAC (Secretaria Nacional de Aviação Civil).

    A última palestra foi ministrada pela advogada Delphina Ferreira. Ela falou sobre “Aspectos Jurídicos e Responsabilidades de Segurança Operacional dos Gestores Aeroportuários”.

    O encerramento do Simpósio foi feito pela gerente de SGSO de Viracopos, Rosa Maria Brollo Fernandes, que fez um balanço positivo do evento e agradeceu todos os palestrantes e participantes. “A realização desse evento demonstra o compromisso que Viracopos tem na priorização com Segurança Operacional, reunir os representantes de diversos seguimentos da aviação civil para a troca de experiências agrega valor a nossa atividade”, disse A gerente de SGSO do aeroporto.

    Deixe uma resposta