A empresa Aviax Aviação Agrícola, de Ribas do Rio Pardo/MS, está entre as 19 empresas que recebem nesta quinta-feira (dia 27) o certificado do Programa de Qualificação de Fornecedores (PQF) do Instituto Euvaldo Lodi (IEL), da Confederação Nacional das Indústrias (CNI). A solenidade será às 19 horas, no Auditório do Sesi de Três Lagoas, no leste sul-mato-grossense (já na divisa com São Paulo).

Apoiado no Estado pela Federação das Indústrias do MS (FIEMS), que integra seu comitê gestor junto com o IEL e o Sebrae Nacional, o PQF promove a competitividade de cadeias produtivas, incentivando a interação entre empresas de grande e médio porte (compradoras ou tomadoras de serviços) e seus fornecedores. Resumidamente, a ideia é ajudar as empresas fornecedoras a identificar e atender as necessidades das compradoras com maior qualidade de produtos e serviços.

 

Para isso, as fornecedoras passam por uma qualificação que abrange áreas de qualidade, meio ambiente, segurança e saúde no trabalho, responsabilidade social empresarial, produção, gestão estratégica, comercial e financeira. Depois, ainda passam por uma auditoria para comprovar as melhorias em todos os estágios e recebem um certificado do Comitê Gestor local, composto também pelas empresas compradoras da região. No caso do MS, isso abrange a Fibria, International Paper, Sitrel, Petrobras, Eldorado e Bemis.