Posicionado na classe de 2.5 toneladas, o novo helicóptero Skye SH09 foi projetado para se destacar da concorrência. De acordo a Swiss, ele oferece uma excepcional desempenho em áreas quentes e de altura elevadas e emitindo baixo ruído, graças ao conjunto dinâmico recém desenvolvido e o rotor de cauda do tipo fenestron.

A modularidade da cabine faz com que a maior parte do piso seja plano e  teto alto, oferecendo vários arranjos de interior com 5 a 8 assentos  oferecendo resistência à colisão individual e facilitado o acesso de carregamento traseiro através das portas, garra para carga e macas médicas, tanto para o transporte de passageiros ou evacuação de emergência.

Segundo a empresa o SH09 foi projetado usando as mais recentes tecnologias em design de computador, materiais de alta tecnologia e compósitos e beneficiando da ampla experiência no mercado de helicópteros médios a turbina, contribuiu para o desenvolvimento de um novo conjunto, elevando o estado da arte em design de helicóptero.

O cockpit do SH 09 oferece grande visibilidade

O cockpit do SH 09 oferece grande visibilidade aos ocupantes

Skye SH09 oferece os mais altos padrões de segurança, conforto e desempenho, juntamente com os menores custos operacionais em sua classe. Pode estar devidamente equipados para operar nos ambientes mais adversos.

Com uma velocidade de cruzeiro rápido de 270 km / h (145 nós) não é apenas um dos helicópteros mais rápido luz motor único na categoria, mas também oferece muito de longo alcance – em excesso de 800 km (430 milhas náuticas) com o combustível padrão tanques. Mas talvez a característica mais notável é a sua extremamente baixo nível de ruído, não só dentro da cabine, mas também  externo.

Detalhe do rotor de cauda que oferece baixo ruído.

Detalhe do rotor de cauda que oferece baixo ruído.

Skye SH09 é de particular interesse para os operadores que pretendam beneficiar de desempenho em altitudes e temperatura elevadas, a introdução de uma máquina extremamente versátil com energia adicional, capacidade de carga e velocidade de cruzeiro mais rápido.

Equipado com o  motor HTS900-2 de 1020 shp, que  incorpora tecnologia de última geração desenvolvido pela Honeywell, incluindo um compressor centrífugo dupla, trazendo aumento da produção de energia, reduzindo o consumo de combustível do moto e mantendo a mesma arquitetura final do motor.

 

Fonte e Fotos : Swiss Helicópters