A Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) anunciou os resultados de tráfego de passageiros globais para 2015 que mostram a procura (passageiro-quilômetro transportado ou RPKs) aumentou 6,5% para o ano inteiro em comparação com 2014.

Este foi o resultado mais forte desde a crise financeira global recuperar em 2010 e bem acima da taxa média anual de crescimento de dez anos de 5,5%. Embora os fundamentos económicos foram mais fracos em 2015 em comparação com 2014, a demanda de passageiros foi impulsionado por preços mais baixos. Após o ajuste para distorções causadas pelo aumento do dólar, preços globais no ano passado foram cerca de 5% menor do que em 2014.

Tony Tyler, diretor geral e CEO da IATA, comentou: “desempenho muito forte no último ano, contra um cenário econômico mais fraco, confirma a forte demanda por conectividade de aviação. Mas mesmo quando o apetite por viagens aéreas aumentou, os consumidores beneficiaram de tarifas mais baixas em comparação com 2014. ”

A capacidade anual cresceu 5,6% no ano passado, com o resultado de fator de carga subiu 0,6 pontos percentuais, para uma alta anual recorde de 80,3%. Todas as regiões experimentaram um crescimento de tráfego positivo em 2015. Os transportadores na região da Ásia-Pacífico foi responsável por um terço do aumento total anual de tráfego.

Fonte: Key Aero