Carinhosamente apelidado de aeronave espiã, o “Perception” será equipado com uma plataforma retrátil capaz de receber equipamentos de vigilância e reconhecimento. O “Perception” viabilizará missões de patrulhamento de trafego rodoviário, cirrus 2levantamentos fotográficos, busca e salvamento, gerenciamento de desastres, vigilância de fronteiras e muito mais.

“Operadores de missões especiais estão sempre procurando fórmulas de melhorar suas capacidades operacionais reduzindo ainda seus custos” afirma David Moser,

” Os operadores terão a oportunidade de configurar suas aeronaves com uma variedade de sensores leves e compactos, utilizando estações de gerenciamento diversos incluindo sistema de imagem multi–spectral com ultralongo alcance e capacidades de infravermelho eletro-óptico. O SMS (suporte de sistema de sensoriamento), como é chamado a plataforma que equipa o “Perception” pode acomodar uma gama de sensores de fabricantes diversos e foi projetada para ser modular, reconfigurável e removível.

Anteriormente missões deste calibre exigiam aeronaves a turbina ou helicópteros de custos de muitos milhões de dólares capazes de carregar cargas de grande peso e volume. Agora podem utilizar equipamentos ultramodernos de pequeno volume e baixo peso com o auxílio do “Perception”.

Além dos recursos para missões especiais, o “Perception” vem equipado com todos os outros benefícios padrão dos SR22 e SR22T. Isto inclui: o CAPS (Sistema de Paraquedas Cirrus), 5 lugares, Cirrus Perspective, 390 km/hora de velocidade de cruzeiro, carga útil superior a 1.300 lbs (590 kgs), ar condicionado e um interior muito confortável.