Não se sabe ainda muito sobre novo turboélice monomotor  que a Cessna pretende lançar neste ano, exceto que ele será equipado com o novo motor GE93 de 1.300 shp que será produzido na construído na República Checa e é esperado para ter um alcance de mais de 1.500 milhas náuticas e velocidades acima de 280 knots.

A GE Aviation está criando uma nova linha de  produção e testes para o turboélice em desenvolvimento no país do leste europeu com um investimento na casa dos U$ 400 milhões e contara com cerca de 500 a 1000 colaboradores que irá fabricar o motor para Cessna e para outros fabricantes e deve começar a ser entregue aos clientes em 2020.

Segundo a GE Aviation, o motor terá um consumo de combustível 20% mais baixo e 10% mais potencia do que a série Pratt & Whitney PT6A. Tudo isso foi possível apos a GE em 2008 adquirir  Walter Aircraft Engines, um tradicional fabricante de motores turboélice e a pistão para aeronaves leves em Praga.

A Cessna deve revelar publicamente o seu novo monomotor turboélice em Oshkosh EAA AirVenture 2016… Vamos esperar pra ver o que vem por aí.

Veja o vídeo do GE 93

Fonte e fotos: Ge Aviation