Por Alexandre Scoth

É com muita satisfação que iniciamos esse trabalho por este passo, pois ele é o início de tudo.

Considero o curriculum um verdadeiro cartão de visitas, pois é através dele que a empresa e o selecionador terão acesso as suas informações e imagem.

Sugiro aqui um modelo simples para a aviação comercial, conheço uma série de outros modelos, mas acredito que o mais simples é o mais eficaz.

Vou detalhar a importância de cada sessão do curriculum para que você não tenha dúvidas.

Foto:

A Foto é um diferencial muito bem percebido e admirado pelos selecionadores, sendo assim ai vão algumas dicas bem importantes.

A qualidade da foto está relacionada com o quanto você estima pela sua apresentação pessoal, portanto, vale a pena investir na qualidade, de preferência executada por profissionais, neste momento da sua caminhada, não é interessante economizar com este detalhe.

Até aqui acredito que você já investiu bem na sua carreira, então, veja algumas dicas e a nossa indicação de um profissional competente.

Tamanho aproximado: 5 x 7 cm

Mulheres: Cabelos preferencialmente presos, maquiagem completa, traje social (evite uniforme da escola, pois a propaganda deve ser sua e não da escola que você se formou), não existe a obrigatoriedade de usar lenço, porém não há problema também se você desejar, eu particularmente sempre indico um belo de um sorriso natural, pois apresenta uma expressão leve e feliz.

Homens: Cabelo sempre bem cortado, barba impecável, traje de terno e gravata obrigatoriamente, nada de maquiagem para homens, pois as empresas não veem isso com bons olhos, sorriso sempre.

Itens comuns, como aparelhos ortodônticos podem até sair nas fotos, mas com seus detalhes sempre em transparente ou prateado, nada de itens coloridos.

As empresas internacionais não gostam de candidatos de aparelhos ortodônticos, pois logo pensam no tratamento e que isso pode interferir de alguma forma na sua disponibilidade de trabalho.

Formação Acadêmica:

Local onde você deverá inserir sua ultima formação acadêmica, seja ela ensino médio ou graduação, pós-graduação entre outras, não é aqui que você vai inserir o curso de comissário.

Preferencialmente registre somente sua última formação completa, ou deixe o termo (cursando) ao final, pois assim evita a impressão de ter deixado de lado, a palavra incompleto pode trazer uma mensagem negativa, diga matrícula trancada ou algo pertinente.

Formação Técnica:

Local onde você deverá inserir suas formações técnicas, aqui devemos inserir o curso de comissário de voo entre outros cursos técnicos que você tenha realizado.

Curso de Comissário de Voo – Escola ABCFly Santo André – 242 horas – Set a Dez 2013

Curso de Piloto Comercial – Aeroclube São Paulo – 120 horas – Fev a Abr 2015

Curso de Mecânico de Aeronaves – EWM School – 130 horas – Módulo Célula – 2016

Curso Técnico em Hotelaria – SENAC SP – 300 horas – 2005

Experiência Profissional:

Suas experiências profissionais são muito válidas nesse momento, e não podemos deixar de registrar as mais importantes ou relevantes para o cargo objetivado.

Neste campo, de preferência para descrever apenas o cargo, empresa que atuou e o tempo que esteve na função, pois é comum os candidatos escreverem 5 a 8 linhas do que foi feito neste trabalho, mas o candidato pode cometer um equívoco terrível, escrevendo situações que podem o comprometer na hora da entrevista.

Eu costumo indicar meus alunos nos treinamentos a ser o mais sucinto possível, pois estas argumentações podem ser valiosas para você na hora da entrevista.

Exemplo: 06/2001 a 10/2004 – Assistente Administrativo – General Afonso Comercio Ltda.

 08/2010 a 11/2016 – Auxiliar de Finanças – Jundiaí Auto peças.

 

Cursos Extracurriculares:

Seus cursos extracurriculares, ou seja, os que não são obrigatórios por conta de uma formação, devem e podem ser destacado nesta área, pois eu particularmente indico que sejam registrados para que o selecionador tenha informações a seus respeito.

Conversando com amigos selecionadores, todos são a favor do que vou comentar com você aqui, e o convido a fazer uma pergunta a si próprio.

Se você fosse um selecionador ou dono de empresa, desejaria um candidato que se formou há algum tempo e nunca mais procurou se aprimorar?

Ou um candidato que neste tempo de espera pela oportunidade realizou cursos extras por conta própria? se mantendo atualizado e investindo na sua carreira.

Acredito que sua resposta é a segunda opção, e é ela mesmo que ouvi destes selecionadores, mas não basta somente encher o curriculum de cursos, é necessário colocar eles em prática, pois ficam visível no momento da entrevista os candidatos que são colecionadores de certificados e os que tiram proveito das experiências adquiridas.

Exemplo: Preparação para entrevistas – Treinamentos 100% Ltda. – 12 horas – Abril 2008

Instrutor de Voo – Aeroclube do Goiás   – 60 horas – Agosto 2012

Idiomas:

Neste campo, temos que deixar claro o seu nível do idioma dominado, pois o selecionador não vai e nem tem tempo para adivinhar seu nível.

Cuidado, pois diversas escolas utilizam nomes distintos de níveis, mas o correto e mais simples é como no exemplo abaixo.

Exemplo:   Inglês – Nível intermediário

   Inglês – ICAO 4 – Prova Santos Dumont ( Pilotos )

Algumas informações podem ser inseridas para facilitar a compreensão do curriculum

Se você tiver cursando ainda esse nível, deixe claro, pois assim perceberão que você ainda está estudando, pode ser inserido também se é em escola ou particular.

Cuidado, deixe claro seu nível: Básico, Intermediário, Avançado ou Fluente.

No momento as empresas não estão convocando candidatos que se encontram no nível básico, portanto, é fundamental que você se dedique ao máximo para evoluir seu nível, sempre pensando em aprimorar, pois nas empresas existem testes contínuos para validar uma espécie de ranking, isso pode influenciar na sua posição na empresa.

O idioma Espanhol é muito bem vindo, mas não são todas as empresas que dão oportunidades para seleções, consulte sempre na época com alguma pessoa que esteja trabalhando na empresa para que tenha maior chance de ser convocado.

Trabalho Voluntário:

Este campo é bem especial, pois não é todo e qualquer trabalho voluntário que pode ser inserido no seu curriculum, muitos candidatos colocam esse item, acreditando que pode ser bem avaliado, porém pode ser um tiro pela culatra, pois é bom você ter boas argumentações sobre esta experiência, voluntariado é todo trabalho exercido em prol de alguém ou algum lugar de bom grado e sem remuneração comercial.

Sabendo colocar as palavras certas e combinando com seus valores pessoais, você pode impressionar positivamente o selecionador.

Mas saiba que o mais importante é o bem que pode fazer aos outros e não somente para encher seu curriculum.

Revisão final:

Peça a pelo menos 3 pessoas para revisarem seu currículo, principalmente se alguma delas trabalhar na área da aviação.

Elas poderão encontrar erros gramaticais ou mesmo apontar possíveis formas de melhorar a apresentação.

Serviço Grátis:

O Instituto Melhorando Pessoas tem este trabalho totalmente grátis há mais de 8 anos, basta você nos enviar seu curriculum para uma avaliação, envie para o e-mail alexandre.scoth@melhorandopessoas.com.br com o assunto Revisão de CV e dentro de até 5 dias será revisado e devolvido ao emissor.

Imprimindo seu curriculum:

Apenas um detalhe, a impressão, porém é um diferencial enorme.

Escolha por algum tipo destes papeis.

Papel tipo: canson, couche, fotográfico são os mais indicados.

Qualidade da impressão: se impresso a laser, de preferência pelo canson ou couche, se a impressora jato de tinta utilize o papel fotográfico para impressões caseiras, já em gráficas, eles saberão a melhor maneira de imprimir seu curriculum.

A foto pode ser inseria manualmente da seguinte forma, em arquivo tipo Word, siga os seguintes passos, clique em inserir imagem, a insira no canto esquerdo superior, mesmo que ela saia de alinhamento, não há problema, vamos configurar ela juntos.

Clique com o botão direito do mouse em cima da foto, formatar imagem, na aba layout, a opção “na frente”, depois na aba tamanho, insira os valores “2,76” para a altura e “1,97” para a largura” equivale a 5×7 cm.

Agora arraste para posicioná-la no local correto.

Caso tenha as fotos impressas, pode ser coladas também, tomando o cuidado no excesso da cola.

Caso você tenha feito sua foto no Studio Foto Sanjer, você já receberá um cdroom com os tamanhos apropriados tanto para o curriculum, bem como o site do elancers.

Envelope e armazenamento:

O envelope não tem necessidade de ser algum tipo específico, pois o mais importante é ser novo e limpo, a cor pouco importa.

Deixe-o sempre em local de fácil acesso, e preferencialmente no seu e-mail para poder pegar ou encaminhar na hora que necessitar.

No momento da convocação da entrevista é fundamental você sempre levar um CV atualizado, pois é de bom tom, entregar um novo no momento que for chamado para fazer sua primeira apresentação pessoal.

Acreditar:

É fundamental acreditar no seu trabalho, portanto, seja bem positivo, deposite todas suas melhores energias na confecção deste seu CARTÃO DE VISITAS. Ele será o atalho para seu SUCESSO.